Estado de Goiás
HISTÓRIA

A Comissão Central de Vestibular – CCV foi criada por meio da Portaria 23/99 – CGC, no primeiro semestre de 1999, com o objetivo de sistematizar e centralizar os processos seletivos da Universidade Estadual de Goiás - UEG.

Em 2002 para atender aos novos desafios, bem como para aprimorar seu trabalho e ante a necessidade de uma designação que traduza com mais propriedade a natureza de suas ações, a Comissão Central de Vestibular reformulou sua estrutura e passou a se chamar Núcleo de Seleção.

O Núcleo de Seleção é um setor da UEG que foi criado para planejar, executar e coordenar processos seletivos e concursos públicos de instituições públicas e privadas.

Desde sua criação até o ano de 2023, o Núcleo de Seleção realizou: 300 (trezentos) processos para o preenchimento de mais de 200 (duzentas mil) vagas, dentre Vestibular, Processo Seletivo Simplificado e Concursos internos, municipais e estaduais e para a Administração do Estado de Goiás.

Dentre os processos de responsabilidade da Universidade, o Núcleo de Seleção realizou todos os Concursos internos para compor seu quadro de vagas de Docentes de Ensino Superior e no ano de 2022, realizou ainda o primeiro concurso público para Analistas e Assistentes que atenderão os laboratórios dos diversos campus e unidades universitárias da UEG, contribuindo com as atividades práticas de ensino e pesquisa específicas das diversas áreas do conhecimento da universidade.

Neste ano de 2023, a Gerência realizou também o processo de seleção de ingresso no regime de tempo integral de dedicação à docência e à pesquisa - RTIDP, recebendo um total de 304 (trezentas e quatro inscrições) dos docentes do quadro permanente que terão exclusiva à Universidade (no ensino, na pesquisa e na extensão).

Ressaltamos ainda a realização de Processos Seletivos para bolsistas de programas próprios da universidade como bolsa permanência e em atendimento a outros setores como bolsa para tutores e professores conteudistas do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR/UEG), assim como bolsistas para diversos cargos para o Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação em Audiovisual (CriaLab|UEG) em convênio com a Seduc

O Núcleo de Seleção trabalha com iniciativas pioneiras e tem apoiado a UEG a traçar caminhos de sucessos na história do Estado de Goiás.

Ressaltamos nesta história de sucessos a abertura de Processo Seletivo Especial do programa de acesso à educação superior para refugiados e portadores de visto humanitário no Brasil, que a partir do ano de 2017 foi instituído na UEG pela Resolução CsU n. 739, de 3 de dezembro de 2015, alterada pela Resolução CsU n. 743, de 27 de janeiro de 2016, que passou a oferecer 1 vaga suplementar em cada curso com vagas abertas em seus campus e unidades universitárias. O processo seletivo é realizado em uma única fase, constituída de prova objetiva com 40 questões e 1(uma) prova de redação.

E outro fator de inclusão social na Universidade foi a oferta de 2 (duas) vagas suplementares aos candidatos membros de comunidade quilombola, no Vestibular de Direito e Medicina da UEG 2018, em atendimento à Resolução CsU/UEG n. 858, de 11 de outubro de 2017 e a partir deste processo foram oferecidas nos demais Vestibulares em cada curso com vaga aberta.

Por meio de ações planejadas juntamente com nossos parceiros, buscamos sempre soluções que satisfaçam a demanda, a qualidade e a segurança de nossos trabalhos.

BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás